Fechar

Programa Engaje

Existem diversas maneiras de se engajar. 

Quais as suas?  

Como fazer escolhas mais conscientes, alinhadas com nossos valores e socialmente responsáveis? Participamos da criação do mundo em que vivemos em cada atitude, a cada momento.

Acreditamos que engajar-se vai além de atuar em projetos sociais ou envolver-se em uma causa. Inclui atitudes e comportamentos cotidianos, nossas relações e o alinhamento entre valores e prática. Esse é um convite para se inspirar e descobrir novas maneiras e possibilidades de estar no mundo e fazer escolhas.  

O Engaje é um programa de desenvolvimento para pessoas atentas ao que tem se passado ao seu redor. Incomodadas com a situação social e política do país, se perguntam o que podem e querem fazer a respeito.  

É também para pessoas que já estão atuando e se sentem sozinhas em suas jornadas de engajamento social. Um espaço cuidado para, entre pares, refletir e aprender sobre esses incômodos e questões e encontrar caminhos para direcioná-los para ações. E poder escolher fazer diferente, fazer mais, fazer melhor. Para si e para os outros.  

Assumir o que lhe cabe, em seu lugar, trazendo sua contribuição, que é única.

“O Engaje me ajudou a abrir os olhos, refletir e aprender sobre temas importantes, com a atenção que cada assunto merece, mas também com leveza e cuidado para ser uma experiência agradável e inspiradora.”
(ex-participante do Programa Engaje)

Esquema_Pag Engaje

CONTEÚDO

:: Experiência que Transforma

Membros da Rede Geração irão receber os participantes do novo programa no primeiro encontro, em que iremos experimentar a postura a que convidamos os participantes a vivenciar no percurso do programa.

:: Desafios e Paradigmas da Nossa Sociedade

A partir de uma apresentação histórica, seremos convidados a refletir sobre o cenário atual de nossa sociedade, e novas tendências. Quais são os desafios do nosso tempo?

:: Mapa de Atores Sociais: Governo, Empresas, e Sociedade Civil

Como está estruturado o mapa de responsabilidades dos diferentes atores da sociedade? Qual o papel do estado? Qual o papel das organizações? Onde esses papéis coincidem? Onde são diferentes? Qual a responsabilidade de cada um diante desse cenário?

:: Construção de uma Intervenção Social ao Longo do Tempo: Paradigmas, Aprendizados e Transformações

Depois de apresentar o cenário da atuação social , iremos tratar da responsabilidade de intervir em tal cenário. Ao acompanhar a história de uma organização seremos convidados a observar e refletir sobre como nossas compreensões de mundo, e do contexto em que pretendemos intervir, determina nossa prática. 

:: Conceito de Desenvolvimento: nos Indivíduos, nas Organizações e na Sociedade

Durante a imersão, iremos realizar uma visita a uma organização social de Base Comunitária, e a partir disso observar como ocorre o desenvolvimento em diferentes âmbitos, como um processo vivo, nas pessoas, nas organizações e na sociedade. 

:: Novos Caminhos: Consumo Consciente, Impact Investing, Nova Economia, Empresas B, Sustentabilidade

Depois de termos percorrido o tema no início do programa, vamos nos aprofundar na discussão sobre tendências e novos paradigmas da nossa sociedade, abordando temas e conhecendo iniciativas relativas a consumo, empresas B e nova economia, reunindo convidados que irão compartilhar suas práticas conosco. 

:: Direitos Humanos

Em conversa com a representante de uma organização que atua em Direitos Humanos, seremos convidados a discutir e ganhar mais consciência crítica sobre as principais causas que tem sido endereçadas hoje no país, e no mundo: sistema prisional, violência policial, violação dos direitos das mulheres, homicídio de jovens negros e povos indígenas. 

:: Nova Política

Política, discutida de maneira ampla e apartidária, é o último conteúdo do programa. Diante do cenário político que tem se apresentado em nosso país, e da crescente polarização dos posicionamentos, iremos abordar os movimentos políticos que tem surgido em busca de diálogo, e do maior envolvimento dos cidadãos diante do tema. 

:: Próximos Passos

Durante todo o programa o participante será convidado a refletir sobre seu processo de desenvolvimento. Ao final do programa, iremos construir os próximos passos, a partir dos aprendizados e experiências vividas durante o programa.

Resultados
  • Maior compreensão do contexto social 
  • Consciência crítica sobre momento atual, paradigmas e temas vigentes 
  • Capacidade de situar-se com mais consciência nesse contexto 
  • Repertório ampliado: histórias, iniciativas, conceitos e experiências novas e disruptivas 
  • Maior cuidado consigo mesmo e seu próprio desenvolvimento 
  • Capacidade de fazer escolhas mais conectadas com o seu entorno 
  • Maior autoria de sua própria vida, caminho e decisões 
  • Rede de relações significativas 
  • Ampliação de repertório para sua prática social
PALESTRANTES CONVIDADOS NO ÚLTIMO PROGRAMA
  • Marina Amaral Cançado (Consultora)
  • Jos Schoenmacker e Fatima Helou (Terra Viva e Imo Consultoria ) 
  • Joana Lee Ribeiro Mortari (Associação Acorde e Movimento por uma Cultura de Doação) 
  • Mauro Neri da Silva (Imargem) 
  • Rodrigo Rubido Alonso (Instituto Elos) 
  • Ricardo Glass (Okena,Empresas B) 
  • Anna Lívia Arida (Minha Sampa) 
  • Fernanda Heinz Figueiredo (Aiuê Produções, Ciranda de Filmes) 
  • Cris Zanetti e Fernanda Resende (Oficina de Estilo)
ORGANIZAÇÃO VISITADA NO ÚLTIMO PROGRAMA
  • União Popular de Mulheres

FORMATO DO PROGRAMA:

circulo 01
circulo 02
circulo 03

INVESTIMENTO

R$ 7.300,00

  • Em até 5 vezes

“Pessoas consistentes, que pensem para além de si. Isso é tudo o que, de fato, o mundo precisa.” 

(ex-participante do Programa Engaje)